"Ófreskja", o apetecível novo single de Gosi para animar a tarde
Para esta tarde, a minha escolha recai em "Ófreskja", o mais recente single de Gosi, o projeto do cantautor e multi-instrumentista islandês Andri Pétur Þrastarson. É a terceira amostra para o segundo disco "Á floti" (que significa "à deriva") e é uma canção orelhuda sobre ansiedade, personificando-a e retratando-a como uma força avassaladora.
"Ófreskja", que, tanto quanto percebi significa "monstro", conta com a colaboração da artista e companheira de Andri, Marta Sif Ólafsdóttir, que empresta a sua voz doce e etérea à composição. O resultado é uma canção de ambiente solheiro e edificante, trazendo também uma dimensão melancólica que se sente nas harmonias vocais.
Ora ouçam:
É quase impossível não nos sentirmos atraídos pela melodia de "Ófreskja", com as suas texturas fluídas, as harmonias e os acordes luminosos, uma secção rítmica apelativa e animada. Ou pelas vozes de Andri e de Marta que nos chegam em perfeita sintonia, tão expressivas quanto delicadas, a dele trazendo o turbilhão de sensações que é viver em (e com) ansiedade, a dela a soar encantadora e reconfortante. Sem esquecer, claro, uma linha de refrão que nos impele a abanar o esqueleto e a cantar a plenos pulmões mesmo não percebendo a letra.
Nesse preciso instante, sente-se a magia da Música. As palavras podem não ser compreendidas, mas a emoção por detrás delas, a energia do momento são sentidas. Para mim, é algo de libertador, de esperançoso, como um raio de sol que surge quando menos esperamos e nos relembra que há sempre uma luz ao fundo do túnel.
"Ófreskja" é uma canção animada na forma e, sem dúvida, agridoce no conteúdo, mas eu confesso que, ao não entender o idioma, retira-se a carga emocional e a composição transforma-se em algo descontraído que nos deixa bem dispostos. Parece-me, por isso, perfeita para ouvir sempre que precisarmos de espantar os males que nos rodeiam.
Sem comentários: