"Stand Before Me", o desarmante novo single de Nir Tsfaty

 


Este fim de tarde, a minha escolha recai em "Stand Before Me", o novo single do cantautor e compositor Nir Tsfaty, que marca o lançamento do seu primeiro EP a solo, "Under The Sun", composto por 5 canções que representam uma reflexão intimista e onírica sobre a vida quotidiana em 2020, resultando num trabalho poético que combina tonalidade rock com arranjos de cordas clássicos.

"Stand Before Me" é uma canção sobre passar por momentos difíceis e não desistir, encontrar força em si e no outro, enfrentar todos os desafios e seguir em frente. É uma composição carregada de sentimento e de honestidade, que, eu confesso, me deixou completamente rendida.


Há canções que são «amor à primeira escuta», outras, como esta, que precisam de espaço e de tempo para crescer; há as que são orelhudas e as que nos arrebatam sem percebermos bem porquê (como esta "Stand Before Me"). Há canções que pedem cantoria ou um pé de dança, e outras, como a de hoje, que apelam ao aconchego e nos emocionam. Há canções que queremos ouvir todos os dias e outras que só fazem sentido em determinado momento, como é o caso de "Stand Before Me".

Há, no entanto e sempre, algo que é transversal a todas as canções que passam por aqui: fazem-nos sentir, dão-nos força e ânimo para seguirmos o nosso caminho. Já aqui disse várias vezes, para mim, é esse o poder da Música. E "Stand Before Me" encaixa perfeitamente nesse conceito.

O registo é cadenciado mas lento, permitindo-nos saborear a melodia, envolvermo-nos nas suas harmonias, nas suas texturas, sentirmos a emoção de cada nota de música. Entre sintetizadores oníricos e arranjos de cordas brilhantes, a voz de Nir ecoa e amplifica essa emoção, numa interpretação absolutamente desarmante. É cativante, expressiva, sincera e, assumo, deixa-me sempre com aquele arrepio bom na espinha. Por seu lado, o quarteto de cordas, cortesia de Sophia Kirsanova (violino), Ilze Kirsanova (violino), Ingars Ģirnis (viola de arco) e Pēteris Čirkšis (violoncelo) traz ainda mais intensidade e, até, alguma tensão que equilibra a paisagem.

É, sem sombra de dúvida, uma composição maravilhosa, que é melancólica e reconfortante em partes iguais, que é clássica e é contemporânea, que tem uma aura onírica mas ao mesmo tempo cheia de proximidade. "Stand Before Me" é uma peça arrebatadora e emocionante que merece ser escutada de coração aberto.

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.