Gemma Hayes de regresso com novo single, eis "Hardwired"


O segundo destaque de hoje vai para "Hardwired", o novo single de Gemma Hayes, sobre quem já falei aqui. É a mais recente amostra para o sexto álbum de estúdio, "Blind Faith", previsto para Setembro, sucedendo a "High & Low" e "Feed The Flames", que conta com Lisa Hannigan nas vozes de apoio.

A nova canção evoca a dependência dos equipamentos eletrónicos e o consumo intenso de conteúdos das redes sociais, que nos deixam vulneráveis à desinformação e à polarização; apela à desintoxicação, a aprender a desligar e a recuperar a humanidade.

É, sem dúvida, uma composição pertinente, relacionável também, plena de desassossego e de intensidade entre as suas notas de música.
Ora ouçam:


"Hardwired" começa com uma sonoridade folk, uma linha de guitarra intimista que enche a paisagem e acompanha a interpretação suave de Gemma. Aos poucos, o ambiente vai-se compondo com outros instrumentos, sem deixar de soar despojado ou cru, e nota-se uma leve mudança de tom, mais assertivo, no refrão.

Ao longo da composição, a veia roqueira faz-se sentir, o fervor e a intenção na voz também. A energia é tensa mas vibrante, a batida pulsa pela canção e sintetizadores trazem uma dimensão atmosférica à canção. O elemento mais forte é, para mim, a interpretação de Gemma, cuja voz rasga e ecoa no ambiente, quente mas determinada, cheia de emoção e de atitude.

"Hardwired" é uma composição pulsante e inconformada, e, ao mesmo tempo, intimista e expansiva, representando, por um lado, a sensação de aprisionamento em que vivemos, e, por outro, o impulso para nos libertamos. Parece-me, por isso, perfeita para ouvir sempre que precisarmos de nos lembrar que nunca é tarde para «cortar o mal pela raiz» e começar de novo.

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.