«Concertinices» de Aniversário: o blog faz 10 anos!

 

Cabe-me a mim fechar o dia das festividades. E a primeira coisa que me apraz dizer sobre este acontecimento, é: «nem acredito que já se passaram 10 anos».

É quase tanto como a amizade que nos une.
E se há mais de 10 anos foi a música - e o gosto por - que nos uniu, hoje é muito mais do que isso - quanto mais não seja porque já não somos (só) amigas, somos família, para o que der e vier.

Já disse inúmeras vezes que a história do blog confunde-se com a nossa. E é dela indissociável. É feita de muitos encontros, muitas viagens, muitas roadtrips, muitos jantares bem regados, um sem fim de conversas de meia noite e, claro, muita música. Ah, e, como não poderia deixar de ser, tudo sempre acompanhado de muitas gargalhadas. É sobretudo isto que fica destes 10 anos. Não é (só) a música que descobrimos, os concertos que vimos ou as canções que cantámos a plenos pulmões. São os momentos que vivemos enquanto fazíamos cada uma dessas coisas que vão ficar para sempre gravados na nossa memória.

Foram 10 anos de muitos concertos, de muitos festivais, de muitos discos. Fomos em excursão a Madrid e a Milão e a tantos outros pontos espalhados pelo País. Fomos atrás do som que mexe connosco, nem que para isso tivéssemos que estar um dia em Lisboa e no dia seguinte no Porto. Demos palco a artistas e bandas (muitos deles incontornáveis no meu alinhamento e no da Chavininha) que hoje temos o orgulho de ver ao vivo e a partir tudo. 

Foram, de facto, muitas as aventuras - uma das quais até deu em casamento ;). Olhando para trás, no centro de tudo, está a Música. E a nossa paixão avassaladora por esta arte.

Como referi logo na primeira publicação deste blog, a música é a minha droga, o meu vício. É o que me faz avançar pelos momentos menos bons, que me acompanha na celebração dos momentos felizes, que me faz companhia quando estou sozinha e aquilo que quero partilhar com as minhas pessoas todos os dias.

O blog tem sido a minha (a nossa, vá) forma de demonstrar essa paixão. Com mais ou menos inspiração, é certo, mas com a mesma motivação e a mesma determinação do primeiro dia. Por muito que exista cansaço de ouvidos, que surgem imprevistos e outros que tais, tudo parece sair de cena quando é tempo de pôr o blog a mexer. Por mim, por ti, por quem nos acompanha e por quem chega até nós diariamente - e, às vezes, repetidamente - como se fossemos a plataforma mais importante do mundo. 

Para mim, é.
E eu só espero que, nos próximos 10 anos, independentemente das mudanças pessoais ou profissionais que batam à porta, possamos manter o mesmo entusiasmo, a mesma motivação e o mesmo carinho por este projeto. Começou como uma «brincadeira» na sequência de uma conversa de festival, e hoje é parte integrante e fundamental das nossas vidas.

É um trabalho, sim, daqueles que nos «saem do pelo» mas que não custam, por muito que reclame da falta de tempo, do excesso de canções e de discos ou da inspiração que nunca aparece quando é precisa. É, também, um reflexo do que somos. Mais crescidas, mais "profissionais" - não muito, que continuamos sem grandes competências sobre coisas técnicas - mas com os mesmos ouvidos esquisitos que teimam em guiar-nos apenas para aquilo que realmente nos faz sentido. Sem seguir a moda ou o hype do momento.

Como é premissa por aqui, «a música sente-se» e, para mim, e sei que para a Chavininha também, não dá para ser de outra forma. A Música tem de nos emocionar e fazer pensar, tem de nos arrancar do sofá ou puxar à contemplação. Tem de ser intensa, mas também real. Tem, sobretudo, de mexer connosco cá dentro.

É este o caminho que temos seguido. Sinceramente, não nos vejo a mudar, que isto já não é defeito, é feitio. O que posso prometer é continuar a trazer para este espaço os discos e as canções que despertam os meus sentidos, esperando que quem nos lê se identifique também.

A vocês, que nos seguem, obrigada por nos acompanharem. A ti, Chavininha, faltam-me as palavras para descrever o quão importante és para mim e como a minha vida seria (muito) menos cor-de-rosa sem ti.

Ao Phonograph Me, parabéns por estes 10 anos. Que venham muitos mais e que continue a ser palco de muita e boa música para alegrar-nos e fazer-nos esquecer o mundo lá fora.

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.