"Wasting Time" e outras canções de "b?", o muito aguardado novo disco dos HOAX

 
Créditos: Alejandro Pena

Fechamos o dia com mais um disco, desta vez o novo dos HOAX, sobre quem já falámos aqui. "b?" é um álbum conceptual sobre a luta interior entre o "fazer" e o "ser" (sendo o "ser" o que se pretende alcançar, uma espécie de paz interior, de descoberta da nossa mais pura essência). Conta com 17 canções, entre as quais "unconditional", "more than you know", "beach house ii" e "soju", já destacadas neste espaço, e tantas outras reveladas ao longo dos últimos 3 anos.

Estes dias, chegaram-me aos ouvidos os singles "5", "Wasting Time" e "b?", e é sobre eles que falarei de seguida. E se ouvirem apenas estes três, ficam com uma ideia bem simpática do som eclético e sofisticado dos HOAX.

Cada uma revela dimensões diferentes da banda, ao mesmo tempo que soa "apenas e só" a HOAX. Sem esquecer, claro, que são deveras apetecíveis.


Em "Wasting Time", fala-se da percepção do tempo, que vai mudando com o passar dos anos, pelo que é urgente aproveitá-lo e partilhá-lo com quem faz sentido. É, por isso, uma canção com dois ambientes, distintos mas complementares. Na primeira metade, as tonalidades psicadélicas apelam a um estado de descontração e de sonho. O ritmo cadenciado, as guitarras reluzentes, a linha de baixo marcada e as teclas soalheiras criam um ambiente sedutor, perfeito para acompanhar as harmonias vocais suaves. A meio, a canção ganha outra energia, um fervor bem vincado nas texturas e na voz que nos surge mais direta, como que inconformada.

HOAX · b?

Em "b?", o registo descontraído mantém-se. O tema central (literalmente) fala de introspeção, de verdade, de essência. Apresenta-se animado, luminoso, cheio de ginga cortesia de uma linha de baixo deliciosa, não faltando os sintetizadores esbatidos e os riffs soalheiros. A tudo isto, juntam-se vozes cheias de cor e de calor, que nos envolvem de imediato. O minuto final, no entanto, troca-nos as voltas, soando mais lento e mais onírico, ideal para relaxar o corpo e a mente.

HOAX · 5

"5" é a faixa que se segue, canção que evoca as 5 etapas do luto, como paralelismo para expressar as 5 etapas que levam à nossa evolução pessoal. Longe de ser melancólica ou lenta, chega-nos num registo dançável q.b., muito por culpa das linhas de bateria e baixo, regulares e com muito groove, que se entrelaçam com sintetizadores tão vivos quanto densos, por entre os quais vai irrompendo a melodia vocal, como sempre, sedosa e expressiva.

Este último é provavelmente o elemento mais constante. A suavidade da interpretação, a emoção e a segurança, o calor e o conforto que transmite. Prova a sua versatilidade e multidimensionalidade, encaixando sem falhas nas 17 canções, todas elas distintas entre si. Nota-se, em cada uma delas, o cuidado na composição e na produção, que é, ao mesmo tempo, polida e descontraída.

"b?", o disco é uma peça deveras exuberante, demonstrando uma riqueza melódica incrível, bem como um lirismo tão subtil quanto pertinente. Enquanto nos sentimos a relaxar, também pensamos na vida e este disco é a companhia perfeita para esses momentos.

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.