"Etiquette", o contagiante novo single dos PHI
Créditos: Sophia Baur |
Começamos o dia ao som dos alemães PHI (como a letra do alfabeto grego), o projeto de Felix Fischer (voz / guitarra), Raphael Berthold (teclas / sax), Julia Kalb (baixo) e Michael Biggel (bateria), que me chegaram aos ouvidos com "Etiquette", tema que faz parte do seu mais recente EP "Perspectives".
A banda combina, em proporções certeiras, rock, funk e soul nas suas canções sobre a vida real (pegando na ideia de que "phi" representa o rácio dourado em várias áreas, incluindo a Música). Ora mais contidas, ora mais expansivas, mas sempre emotivas e descontraídas, as suas músicas emanam honestidade e autenticidade.
Não foi, por isso, difícil colar em "Etiquette", canção que nos encoraja a largar tudo e dançar em cima da mesa.
É, de facto, uma canção muito orelhuda.
Tudo nela respira energias positivas, liberdade, frescura, descontração.
A orquestração soa viva e luminosa, tão cuidada quanto descomprometida. O saxofone é, provavelmente, a cereja no topo do bolo, trazendo (mais) força e muita cor ao ambiente, já de si muito apelativo. Tudo soa orgânico, criando a paisagem ideal para que as harmonias vocais, distintas e envolventes, encaixem nela sem esforço.
"Etiquette" é uma canção feel good, despretensiosa e ligeira, mas, ao mesmo tempo, relacionável e sincera, que deixa qualquer um de espírito animado. Parece-me, por isso, perfeita para ouvir sempre que o corpo e a mente precisarem de desanuviar, de descomprimir, de se sentirem mais leves. De preferência com o volume bem alto, pois claro.
Sem comentários: