"Desperto", o regresso de Olivae, ainda mais intimista

 

Para esta última manhã de Junho, trago a música nova de Olivae, o alter ego do cantautor Vasco Oliveira, que já tem tido destaque por aqui. Chama-se "Desperto", foi escrita há cerca de 5 anos, mas só agora, que o músico se identificou com o resultado final, é que vê a luz do dia.

E, ao escutá-la, percebe-se porquê.


De ambiente intimista, a canção nova apela, como vem sendo hábito no seu trabalho, a momentos de serenidade. A letra é minimal mas impactante, impelindo-nos à reflexão sobre o «despertar para o que sentimos, para aquilo que é importante na vida e para quem somos perto dos outros». No fundo, que escutemos o nosso coração. E, aqui, essa sugestão ocorre naturalmente, graças a uma paisagem sonora calma, cortesia de uma linha de guitarra melodiosa.

Mas o que mais me encantou foi a voz do Vasco. Mantenho tudo o que escrevi até hoje: continuo a achá-la incrível, com um tom quente e emotivo que conforta a alma, um registo suave e envolvente. Mas, ao ouvi-lo em português, parece que se ganha uma vulnerabilidade e um sentido de proximidade que torna a sua voz mais bonita.

"Desperto" traz calma, introspeção e aconchego. E, por isso, é uma daquelas canções perfeitas para ouvir em manhãs lentas e preguiçosas, ou nos momentos em que queremos (ou precisamos de) estar a sós com os nossos pensamentos.

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.