Fins de tarde relaxados ao som dos Silver Firs e das suas canções novas

 

De volta esta tarde aos Silver Firs, que lançaram na passada semana o EP "Lake Hypoxia", do qual fazem parte os harmoniosos "Now We Start To See The Beauty" e "Allergies", já mencionados por aqui

A banda suíça é conhecida por criar um som único que engloba uma panóplia de estilos, e, nas novas canções, não fogem disso. Aliás, é provavelmente isso que torna os Silver Firs tão apelativos aos meus ouvidos. Gosto da dinâmica sonora, de lhes ouvir tanto de krautrock e new wave, como de rock psicadélico e dream pop, porque Belia Winnewisser e Raphael Elmiger, os nomes por detrás do projecto, sabem muito bem o que fazem. As canções são bem construídas e soam orgânicas, com as suas melodias que entram no ouvido, os beats repetitivos e marcados, e momentos maravilhosos de saxofone e percussão.


"Versions Of You" é o tema de abertura do EP, e, à semelhança dos singles anteriores, tocou-me assim que lhe ouvi os primeiros acordes. O ritmo enérgico impele-nos a bater o pé, a melodia é rica e vibrante, em que destaco a linha de baixo cheia de groove, e as vozes, soando espaçosas e sonhadoras, conferem à canção uma dimensão tão etérea quanto melancólica. Um contraste absolutamente delicioso.

"Icarus Pt. 2" e "Wildfire" complementam o EP e confirmam, mais uma vez, aquilo que senti da primeira vez que ouvi os Silver Firs: liberdade - liberdade criativa, liberdade de expressão, de sentimentos e de movimentos.
A primeira tem uma aura soalheira e fresca, uma melodia que vai crescendo, um ritmo deveras animado e vozes que confortam. A segunda corre o risco de se tornar numa das minhas favoritas do ano. Sempre que a ouço, lembra-me os ritmos tribais da World Music. Fecho os olhos e deixo-me levar pela música. Sinto cada beat, cada nota de música em cada uma das células do meu corpo. E sinto a mente livre. E há lá melhor sensação do que esta?

"Lake Hypoxia" entrou diretamente para os meus preferidos do ano. Os meus ouvidos estavam a pedir algo assim: um disco solto, descontraído, enérgico, ao mesmo tempo, quente e fascinante. E é perfeito para ouvir nestes dias mais ensolarados, para relaxar, contemplar a vida, e celebrar o desconfinamento, pois claro.

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.