"Uninvited EP", o regresso, sempre luminoso e envolvente, do som mágico de Qwiet Type


O fim de tarde de hoje traz de volta aqui ao blog, o projecto no cantautor norte-americano Matt Powell, Qwiet Type, que, no passado dia 15 de Outubro nos brindou com um novo EP. Chama-se Uninvited e a minha tarefa é a de falar em 3 das suas 4 canções, a que não consegui resistir. Preparem-se para ouvir, de novo, o poder das guitarras e dos beats tão cativantes de Qwiet Type e, antes de carregarem no play, ponham o som alto, por favor.


Trouxe aqui ao blog Qwiet Type quando me rendi ao seu som tão autêntico e real em "... Chains...", "Shakedown" ou "Colours in My Dreams", canções únicas e distintas que definiram o que é, para mim, a base do som que caracteriza o projecto.


Daí que, quando ouvi pela primeira vez estas três canções, que fazem parte do novo EP do projecto, embora tenha notado a evidente evolução e o crescimento do som de Qwiet Type, também lhes encontrei a base que me prendeu quando o descobri, não se perdendo a identidade ou força que o caracterizam.

Se em "Taking on Water" nos deparamos com uma canção Rock, mais directa, sem subterfúgios ou artifícios e sempre com uma melodia complexa, cativante e muito bem construída, onde as guitarras se misturam com os instrumentos de sopro e onde a linha de baixo (que sempre me conquistou em Qwiet Type) soa cintilante e envolvente, "Uninvited", a canção que dá nome ao EP, embora mantenha a toada Rock, é também mais electrónica e tem os beats mais marcados, trazendo também influências mais funk, mantendo a coerência sonora que se quer, e sendo, ao mesmo tempo distinta e sofisticada, como normalmente acontece com as canções de Qwiet Type.


A terceira canção de que eu falo aqui chama-se "Big Top", e, embora mantenha a coerência sonora de que tenho falado e que tenho ressalvado deste EP, é, também, uma canção mais solta e mais Pop, lembrando-me também a música Rock dos anos 80 e tendo algo retro que lhe assenta que nem uma luva, sem que isso retire à canção qualidade ou força.

Sempre a fazer canções bonitas e marcantes, é sempre um gosto trazer o trabalho de Qwiet Type aqui ao blog. E, não podendo decidir e escolher uma canção só, foi também fácil decidir falar nestas 3, que me entraram pela pele adentro, como já é característico nas canções do cantautor norte-americano.

Perfeito para ouvir nestes fins de tarde de Outono que ainda chegam quentinhos, este novo EP de Qwiet Type tem andado a tocar alto e em loop, e também tem dado para um pezinho de dança, como tem que ser.
Palavra de Chavininha. 

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.