"Famous", o novo single dos Parcels, que é perfeito para fazer a festa em casa (tal como o disco)
Os Parcels são uma das bandas mais divertidas do panorama musical. E são, também, das mais animadas e irreverentes. E, hoje, calhou de falar no novo single, "Famous", tema que integra o novo disco dos australianos, "Day/Night", lançado no passado dia 5 de novembro (e que, aviso já, tem andado a rodar em repeat e «aos berros» cá por casa).
O disco é de tonalidades coloridas e deslumbrantes, dançável, de toada vintage, lembrando os tempos áureos do disco sound. E "Famous" ilustra tudo isto muito bem: de produção «moderna», é uma canção fresca, animada, com harmonias vocais e melódicas que entram no ouvido e com um ritmo contagiante, que impele-nos a dançar como se ninguém estivesse a ver.
O resto do disco mantém o mesmo registo. Mesmo com a dicotomia entre o dia e a noite, que puxa por um contraste entre a luz e a sombra. Tem por base o ciclo da natureza, tão simples quanto complexo, o sol, a lua, o medo, a libertação, a desilusão, a esperança. Segue um caminho artístico, que é muitas vezes o deles enquanto banda e o nosso também, e por isso, o disco tem em si algo de catártico.
Tem leveza e elegância, soa quase sempre descontraído e alegre, mas os 5 nunca deixam de lado o sentido ou a intenção. A sintonia, a cumplicidade entre eles são notórias em cada momento; as harmonias vocais soam naturais, sem esforço, a produção exímia, a química instrumental é incrível, emanando sempre um espírito luminoso, uplifting. O ritmo do disco pede um bater de pé em compasso na primeira parte, mais animada, mas também nas canções mais lentas, tal é o groove.
"Day/Night" são duas faces da mesma moeda, um disco tão ambicioso quanto glorioso, que tem tanto de cinematográfico como de festivo. Mais do que um «simples» disco, é uma experiência musical e sensorial, que traz de volta à ribalta o disco sound moderno com que conquistaram meio mundo há 3 anos (ler aqui).
É-me difícil eleger uma única música como a minha preferida. Mas não tenho dúvidas que este "Day/Night" é um disco incrível e bem feito do início ao fim. E é também a banda sonora perfeita para qualquer festa.
Nota final: A par do disco, têm saído uma série de vídeos realizados por Carmen Crommelin (irmã do guitarrista e cantor Jules Crommelin) que adaptou as canções a um argumento artisticamente fragmentado envolvendo inúmeros personagens e situações, absolutamente deliciosos. Eis o de "Famous":
Sem comentários: