"True To Form", o dinâmico e arrojado novo single de Alf Whitby


De regresso aqui ao blog, está Alf Whitby, o projeto do cantautor britânico Andrew Keaveney sobre o qual já falei aqui. O novo single chama-se "True To Form" e traz consigo um som ligeiramente mais arrojado e ainda mais dinâmico, mostrando uma evolução no trabalho do britânico.

Não foi «amor à primeira escuta», mas não escondo o quanto me intrigou.
Há, na canção, algo que nos prende e estimula a audição, deixando-nos sempre ansiosos pelo compasso seguinte.


Começo pelo óbvio. A voz de Andrew encaixa perfeitamente nos meus ouvidos. Nesta canção, o seu timbre brilha e mostra todo o seu alcance, e a sua interpretação chega-nos expressiva e muito melódica em perfeita parelha com a paisagem sonora.

O ambiente é vivo e luminoso, mas é também denso e sombrio. A sonoridade tem tanto de expansivo como de intimista, e não falta dinâmica na forma e na estrutura, levando-me constantemente ao universo de "In Rainbows" dos Radiohead. Guitarras e bateria entrelaçam-se sem esforço, com as constantes mudanças a soarem orgânicas e fluídas, sempre acompanhadas pela linha de baixo cheia de personalidade.

O ritmo quebra pouco depois do minuto 2'30''. Coloca-se o foco na musicalidade da canção. A voz ganha mais emoção mas o instrumental mantém-se vibrante, enquanto a sua cadência, mais calma, conduz-nos até ao fim, emergindo como a calma depois da tempestade.

"True To Form" é uma canção muito bem construída, tão aguerrida quanto envolvente e que mostra bem a qualidade do trabalho de Andrew. É um estímulo auditivo e uma composição irrepreensível, e é para ouvir sem distrações, saboreando todas as suas texturas.

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.