"Bull (on wheels pull thread)", o arrojado novo single dos Big Society

 

Os britânicos Big Society, presença assídua por aqui, lançaram o seu segundo single do ano, "Bull (On Wheels Pull Thread", uma espécie de resposta ao single anterior "Something We Can Work Out" e escrita na perspetiva de alguém que sente alguma coisa a mudar dentro de si, passando de um estado de negação à aceitação.

O título da canção poder-se-ia traduzir para algo como "pegar o touro pelos cornos", isto é, enfrentar com coragem e determinação uma situação difícil (no caso, a inevitabilidade da morte). Em vez da apatia, quer-se outra atitude perante o desconforto. Talvez por isso mesmo, a canção (me) soe tão enérgica, apesar da sua evidente complexidade.


Sem dúvida que este novo single nos mostra uns Big Society mais arrojados, mais confiantes no seu caminho. Os sinais já tinham surgido em composições anteriores, mas esta cimenta-o. Os riffs iniciais, mais «pesados», e os acordes dissonantes - como que evocando o medo - transformam-se em texturas mais luminosas e vivas à medida que a canção avança. A melodia vocal surge irrepreensível, segura e envolvente, encarnando sem pudor a vontade e a intenção de ser e fazer diferente.

Mas como isto dos sentimentos e das emoções é uma coisa complicada, volta e meia irrompem pelo ambiente notas discordantes e irregulares que nos deixam em sentido. Mas não beliscam o ambiente. A energia, o entusiasmo e a leveza que caracterizam o som dos Big Society «falam mais alto».

E o que fica connosco é a dimensão catártica do final, absolutamente reluzente, como se, assim, nos inspirasse a enfrentar as adversidades de cabeça erguida. Parece-me, por isso, a canção perfeita para ouvir sempre que o desânimo teimar em tomar conta de nós.

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.