"Lose It", o esperado regresso do sempre magnético Paolo Nutini


Sabe, quem nos vai seguindo ao longo destes quase 10 anos de blog, que falar em Paolo Nutini é algo complexo para mim, como se quanto mais eu goste dele, menos tenha de realmente conciso para dizer. Falar em "Lose It", um dos mais recentes singles do cantautor escocês, não foge a esta regra, e eu aviso já que seria sempre mais correto ouvi-lo, do que ler uma espécie de "carta de amor" que eu acabo sempre por escrever quando tento falar sobre as canções de Paolo Nutini. Mas vamos lá tentar. Primeiro, ponham o som alto e carreguem no play, que soa sempre tudo muito melhor do que o que eu conseguirei escrever.


Sim, já se passaram mais de 8 anos desde que eu tentei falar aqui em Caustic Love (o último álbum de Paolo Nutini), e desde que ele lançou músicas novas. Apesar de o termos ido ver a Milão há 7 anos, a minha relação com ele é muito mais antiga (e insistente, a ver pela quantidade de vezes que o pus a tocar nas Friday Sessions). A forma como ele canta, vinda da alma, não mudou, tendo sim evoluído sem perder nenhum do seu carisma ou da intensidade que põe sempre em todas as suas canções. E, mesmo que a minha forma de o escutar tenha também evoluído, a verdade é que há poucas coisas que me saibam tão bem como pôr os seus discos a tocar.

Isso é muito evidente aqui em "Lose It", que, embora seja aparentemente antagónica a tudo (ou quase vá...) o que dele já tínhamos ouvido, no fundo não o é. As guitarras rock melodiosas e intensas servem de cenário sonoro à sempre "densa", "intensa" e "emocional" voz de Paolo Nutini (faltam-me sempre adjectivos para a classificar, daí as aspas, até porque nada me soa suficiente), que, sem qualquer esforço, é sempre, pelo menos para mim, a personagem principal das suas canções, cantando histórias como ninguém, e levando a melhor sobre todas as minhas emoções.

"Lose It" faz parte do novo álbum do cantautor escocês, Last Night In The Bittersweet, com data de lançamento prevista para o próximo dia 1 de Julho, que, a ver pelos dois singles que já podemos ouvir, vai ser mais uma verdadeira delícia auditiva, e vai, mais uma vez, não só marcar o meu Verão, como mais um pedaço da minha própria história.

Como eu comecei por dizer, faltam-me sempre palavras para falar em Paolo Nutini, não só porque a sua voz me soa a memórias e a casa, mas porque me soa a vida e a emoção. "Lose It" é, talvez, uma das melhores formas de podermos entender a forma camaleónica e portentosa a que ele soa agora, mais crescido, mais adulto e sempre, mas sempre, tão real.

Perfeita e ponto.
Palavra de Chavininha.

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.