"Clown", o novo (e vivo) single de Ruth Lyon


Para este fim de tarde, a minha escolha recai em Ruth Lyon, cantautora de Newcastle, que me chegou aos ouvidos com o seu mais recente single "Clown". É a segunda amostra para o seu próximo EP  "Direct Debit To Vogue", previsto para 26 de novembro, que contará também com o single anterior "Trouble".

Influenciada por nomes como Fiona Apple, Aldous Harding e Regina Spektor, Ruth Lyon explora, no EP, temas de insegurança, insegurança, masoquismo emocional e o peso de expectativas arbitrárias. Tudo desvendado por meio de arranjos excêntricos e sofisticados, emparelhados com harmonias vocais cheias de alma e letras espirituosas mas cruas.

Liricamente inspirado numa citação de Jim Morrison sobre si mesmo, "Clown" é uma canção que tem tanto de visceral e de desconcertante, como de vivo e de caloroso.


Explorando a tentação de decisões imprudentes, "Clown" move-se num ritmo sedutoramente constante; liderada por uma batida de bateria e progressões de piano cadenciadas, a prosa afiada e auto-consciente de Ruth entrelaça-se nos instrumentais de forma perfeita.

Assumo, no entanto, que a canção não me entrou logo, foi preciso dar-lhe uma e outra oportunidade. Provavelmente por soar tão crua, tão desconcertante, tão honesta. A voz de Lyon é, para mim, o elemento mais marcante, sedosa e sentida, que ecoa livremente por entre uma linha melódica cristalina e texturada.

"Clown" é uma canção com uma energia tão inspiradora quanto comovente e é para ouvir sem medos.

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.