"Oh My Darling" e "Skipping Stone", a «emoção à flor da pele» de néomí


A fechar esta Terça-feira, está a deslumbrante néomí, sobre quem tenho falado por aqui com muita frequência. Não só porque o seu trabalho é absolutamente maravilhoso, mas sobretudo porque toca-me profundamente a alma.

Sempre que a ouço, emociono-me e encontro nas suas canções um conforto especial que deixa-me de coração cheio, por mais que os temas sejam nostálgicos ou melancólicos. Para mim, a sua voz é calor, é amor, é ternura, é luz e consegue transmitir tudo de uma forma tão suave e tão honesta que só pode comover quem a escuta.

Em "After", o seu novo EP, tudo isto está bem presente. Composto por 6 canções, entre as quais "Red Ballon" e "If I Could Never Leave", que continuam em repeat cá em casa, este novo trabalho é mais um passo certeiro na curta mas impactante carreira de néomí.
Ora ouçam:


Feito de canções emocionalmente densas mas que fluem sem esforço, o EP revela uma simplicidade desarmante na sua construção e uma entrega plena de néomí, sem medo de se dar a conhecer. Quer seja mais triste ou mais tranquila, mais vulnerável ou mais resoluta, mais apaixonada ou em sofrimento, não há dúvida que a sua forma de interpretar canções é um bálsamo para os ouvidos e um conforto para a alma.

Sim, eu sei, estou a repetir-me, mas é isto que sinto.
E, para mim, as suas canções são do mais genuíno e do mais emotivo que pode existir. Basta ouvir "Skipping Stone" e "Oh My Darling", duas faces da mesma moeda, uma mais efervescente, outra mais intimista.

Em "Oh My Darling", a interpretação é sincera e emocional, falando do passado, mas sem mágoa; ouve-se, sim, saudade e esperança, sobre um entrelaçar de guitarra, percussão e synths, que nos abraçam e confortam. A canção envolve-nos desde o primeiro acorde; é calma, cadenciada, mostrando-se num crescendo subtil feito de arranjos harmoniosos que vão dando (mais) corpo à composição.

Já em "Skipping Stone", a energia é diferente. Há tristeza e há dor, mas procura-se um caminho para a cura interior por entre uma produção arrebatadora, cheia de vida e de cor ao mesmo tempo. A relativa contenção dos versos dá lugar a uma linha de refrão arrebatadora que tem tanto de catarse como de luz. Sentem-se guitarra, teclas e percussão em perfeita sincronia, criando uma paisagem sonora encantadora e intensa, mas é a interpretação magnífica de néomí que marca a canção.

"After" é um trabalho exímio, cativante e desarmante, com a emoção à flor da pele, onde voz e instrumental se complementam tanto quanto se desafiam. É vívido e onírico, é introspetivo e confiante e merece ser escutado de alma e coração bem abertos.

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.