"Petrichor", o catártico novo single dos Blanco Tranco


O segundo destaque do dia vai para "Petrichor", o novo single dos australianos Blanco Tranco, sobre quem já falei aqui, e que é a segunda amostra para o EP "Get Back To Me When It's Over" previsto para este ano. O título da canção é uma palavra australiana que se refere ao cheiro deixado pelas primeiras chuvas depois de um longo período de tempo quente e seco, um termo que parece evocar melancolia e esperança, sensações refletidas na letra da composição.

Tendo sido um dos primeiros temas escritos pela banda em conjunto, "Petrichor" descreve o momento após o fim de um relacionamento, que traz sempre dor, mas também clareza e liberdade. E tudo isto está bem presente no ambiente.
Ora ouçam:


"Petrichor" oferece-nos uma paisagem sonora onírica, que entrelaça a suavidade da voz de Tiff, um riff de guitarra saudoso e uma secção rítmica apetecível, cortesia de uma linha de baixo com ginga e uma bateria pulsante.

Desta harmonia, nasce também um contraste entre melodia e voz. Acordes e texturas reluzentes e uma batida animada que nos impele a bater o pé servem de sustento a uma interpretação honesta, emotiva e descontraída, onde encontramos notas de nostalgia e de mágoa. Aos poucos, essa sensação dá lugar a outra, mais positiva e libertadora.

"Petrichor" é uma canção que tem muito de catártico, como se fosse uma espécie de expiação de todos os sentimentos negativos para que possamos finalmente seguir em frente. Parece-me, por isso, perfeita para ouvir com o volume bem alto, sempre que precisarmos de desanuviar.

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.