"Losing The Matriarch", o cativante novo single de Debris Discs


Para este fim de tarde, eis o novo single de Debris Discs, o projeto a solo do britânico James Eary, sobre o qual já falei aqui. Chama-se "Losing The Matriarch" e é o mais recente capítulo de "Post War Plans", o disco previsto para este ano, abordando os efeitos de perder alguém próximo.

Trazendo, desta vez, uma abordagem mais pessoal a nível lírico, James oferece-nos uma composição onde é notório o equilíbrio de elementos e de texturas.
Ora ouçam:


A letra é nostálgica, sentida, evocando dúvidas e incertezas, mas a forma como nos chega, através da delicada voz de James, num registo leve e melodioso, retira-lhe uma certa carga emocional, desviando a nossa atenção para a paisagem sonora. Com um ritmo apetecível e harmonias reluzentes, cortesia de batidas certeiras, sintetizadores estridentes e uma linha de baixo com ginga q.b., "Losing The Matriarch" impele-nos a largar tudo e abanar o corpo livremente, sem medos, permitindo-nos libertar dos pesos no coração, nem que seja por 3 minutos.

Há algo de catártico na forma como James tem aproveitado as cartas de família, escritas na Segunda Guerra Mundial, para explorar as suas próprias sensações e experiências. E isso sente-se na sua música. Sombra e luz convivem lado a lado em notas de música que têm tanto de introspetivo como de efusivo. 

Em "Losing The Matriarch", há melancolia e há saudade, mas há também esperança. Parece-me, por isso, perfeita para ouvir sempre que precisarmos de espairecer a mente e deixarmo-nos levar.

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.