"Memory", o viciante novo single dos Samba de la Muerte


O último destaque de hoje vai para "Memory", o novo single dos franceses Samba de la Muerte, projeto liderado por Adrien Leprêtre. Retirada do próximo álbum "Ornament" previsto para Setembro e que marca o início de um novo capítulo da história da banda, a canção reflete uma sonoridade eclética, entre pop, jazz, funk e eletrónica, e serve de introdução, vibrante e dançável, ao novo trabalho.

Com influências que vão desde os Talk Talk a Talking Heads e Radiohead, "Memory" é uma composição cheia de ritmo e de vida que colou à primeira escuta.


Desde logo, a atenção prende-se no ritmo apetecível, que se entranha em nós e nos impele a bater o pé ou mexer o esqueleto. A linha de baixo enche o ambiente de ginga, mas são as teclas e o saxofone, absolutamente deliciosos e cirurgicamente colocados, que lhe dão mais vida. Por entre tudo isto, a voz envolvente e melódica de Adrien surge num registo certeiro, que tem tanto de suave como de aguerrido, entrelaçando-se na perfeição com o instrumental.

Em "Memory", encontro notas dos anos 80 mas também muito de contemporâneo; há nostalgia mas também há energia, há sombra e há luz. Há momentos mais animados, outros mais lentos, uns mais sérios, outros mais descontraídos. Há sobretudo um sentido estético e musical irrepreensível, que torna a composição multidimensional e que lhe permite ser aquilo que mais nos convier ou nos fizer sentido.

Para mim, "Memory" é para dançar livremente, sem amarras e sem preocupações. É para descomprimir e para espairecer. E é para ouvir com o volume no máximo, pois claro.

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.