"Voices", o sensorial novo single de Shipping Forecast


Para este início de tarde, em jeito de apelo a um "respirar fundo" e a descomprimir da azáfama desta época, eis "Voices", o novo single do projeto britânico Shipping Forecast. Equilibrando a abordagem e o mundo sonoro do Post-Rock, a sensibilidade indie folk e a intensidade do rock alternativo, "Voices" é uma jornada introspetiva para a aceitação.

É uma composição envolvente, com uma paisagem sonora rica em camadas e em texturas, que vai crescendo a cada escuta.


Os meus ouvidos prenderam-se de imediato na produção da composição, no trabalho que a construção da paisagem sonora revela a cada compasso. A linha melódica flui como se de um mar cheio de ondas se tratasse, ora mais suave e mais contida, ora mais densa e mais fervorosa. O instrumental soa orgânico e caloroso, mas também tem uma dimensão mais pujante, com as guitarras a trazerem urgência e intensidade.

As harmonias vocais soam algo etéreas, trazendo suavidade e atuando como um contraponto à sensação sombria e impetuosa da melodia, enquanto que o final, em crescendo, traz uma agressividade (quase) inesperada, que, para mim, representa a catarse.

Em "Voices", o ambiente parece estar em constante expansão, transmitindo energias tão contraditórias quanto complementares, permitindo-nos explorar as nossas próprias emoções sem medos. Da primeira à última nota, a composição busca a liberdade. É, sem dúvida, mais do que uma música; é uma experiência sensorial profunda, emocional e crua, que nos transporta para um estado quase meditativo. Pelo menos, até nos acordar com estrondo, como que abrindo um caminho para nos desprendermos das amarras que nos condicionam.

E é para ouvir sempre que tudo o que nos rodeia parecer demasiado.

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.